Escolher passar umas férias em Samana como destino para uma
viagem à República Dominicana é a opção ideal para todos aqueles viajantes que gostam de combinar o conforto de um bom hotel e o prazer de desfrutar de boas praias com um espírito aventureiro que o leva a desfrutar de uma
natureza espectacular e selvagem.
Tudo isto é proporcionado por alguns dias de férias em Samaná, um dos destinos do turismo na República Dominicana com mais personalidade e autenticidade.
Onde está Samaná
Samaná situa-se no norte do país, na costa atlântica. Está praticamente a meio caminho entre duas das suas principais atracções turísticas na República Dominicana: Punta Cana e
Puerto Plata, a leste e a oeste, respectivamente.
Devido a este local, quem quer que faça uma viagem a Samaná estará a aproximar-se de um local banhado pelo Atlântico. Mas quando o oceano chega a este lugar, é um mar muito calmo e quente. Entre outras coisas, devido à grande baía que rodeia as praias da zona. Em suma, que estamos numa costa tropical com o
carácter mais típico do Mar das Caraíbas vizinho que banha a costa sul da ilha, e onde a capital, Santo Domingo, e outros destinos de férias na República Dominicana são muito populares, tais como
La Romana e Bayahibe.
Quando podemos viajar para Samaná
Viajar para a República Dominicana é algo que pode ser feito em qualquer mês do ano. Independentemente de quando tem as suas férias, pode pensar em preparar uma viagem a Samaná. Porquê? Porque é um paraíso nos trópicos, e terá sempre bom tempo. E mesmo, devido à sua localização geográfica dentro da zona das Caraíbas, esta parte do país tem muito pouca exposição a furacões. Assim, as suas condições meteorológicas são uma garantia.
Quando é que tem direito a umas semanas de férias? Em Janeiro, em Julho, em Novembro. Não importa, seja qual for o mês, estas são boas datas para fazer a viagem a Samaná. E se tiver apenas uma semana, também é interessante
viajar para a República Dominicana, porque durante esses dias fará uma profunda desconexão da sua vida diária, e poderá recuperar forças para enfrentar o regresso à vida quotidiana.
As praias de Samaná
Se está a pensar viajar para a República Dominicana, terá certamente em mente as suas imensas praias. Bem, durante umas férias em Samaná vai desfrutar de algumas das melhores, com uma atracção adicional: são praias em muitos casos semi-selvagens. Aí não encontrará multidões, e a sensação de sentir-se um privilegiado que goza de um lugar maravilhoso sozinho, aumentará o valor da experiência.
As praias de Samaná acumulam-se nas zonas de Las Terrenas e Las Galeras. Existem algumas das mais belas, como Playa del Colorado, Playa Madame ou Playa del Rincón. A propósito, esta última aparece sempre nas listas das praias mais bonitas do mundo. Mas ainda queremos mencionar outra praia muito interessante.
É conhecida como a Praia das Flechas. Este foi o primeiro lugar onde Cristóvão Colombo ancorou quando chegou à América. Descreveu-o da seguinte forma: "Foi a coisa mais bela que o olho humano já tinha visto". É claro que é um ponto obrigatório durante a nossa viagem a Samaná, e mesmo durante umas férias na República Dominicana.
E é assim devido ao facto histórico de ter acontecido aqui. Mas também porque a partir da praia há um trilho de subida para um miradouro. Se viajar para a República Dominicana no Inverno, terá de lá ir porque verá um espectáculo sublime da natureza. Irá contemplar desde terra como milhares de baleias corcundas vêm a este lugar para acasalar e acasalar, uma visão que será uma das suas grandes memórias de uma viagem a Samaná!
O Parque Nacional dos Haitises
As praias vão ocupar muitas das nossas horas de férias em Samaná, mas aproveite para conhecer outros enclaves deste recanto privilegiado. Um dos lugares a não perder é uma excursão ao Parque Nacional de Haitises.
Certamente já viu este lugar em algum filme, porque, por exemplo, já esteve em Piratas das Caraíbas. Mas recomendamos-lhe que conheça pessoalmente o local. Os passeios a pé ou de barco à volta deste local são espantosos. Para-se em várias grutas com pinturas indígenas e lendas de tesouros, descobre-se plantas únicas, caminha-se por um mangue e chega-se a lugares como a Chave das Aves, onde é fácil ver pelicanos majestosos.
Mais excursões a fazer durante as férias em Samaná
Há muitas excursões, e a maioria delas pode ser reservada no seu hotel em Samaná. Por exemplo, uma das mais populares é ir a cavalo até à Cascata do Limão, que pode ser alcançada seguindo a Trilha do Café. Mas há mais lugares a visitar durante estes dias de férias na República Dominicana.
Existe a opção de ir a Cayo Levantado, onde pode desfrutar de uma ilha inesquecível. É conhecida como Ilha Bacardi. Não confundir com o famoso rum, porque o rum dominicano por excelência é o Brugal.
E também podemos ir à cidade de El Portillo, para ver as suas diferentes galerias de arte haitiana para nos trazer uma lembrança da nossa viagem a Samaná. Ou podemos dar um mergulho na idílica Cascata de Lulu, no meio da selva. E pode mesmo marcar uma visita a Los Tocones e maravilhar-se com o iguanas-rinoceronte.
Em suma, esta viagem à República Dominicana é uma verdadeira surpresa. Claro que pode desfrutar dos maravilhosos hotéis que caracterizam o turismo das Caraíbas ou desfrutar de praias especiais, bonitas e aqui quase virgens. Mas, além disso, as férias em Samaná proporcionam-nos a oportunidade de descobrir um lugar onde o turismo de massas não chegou e a natureza continua a ser o grande protagonista e a principal atracção.